Guias e Escuteiros (12 aos 17 anos)

 

 
As Guias e os Escuteiros são o principal ramo do Escutismo, onde se agrupam os rapazes e raparigas entre os 12 e 17 anos de idade. O Lobitismo prepara-o. O Caminho dá-lhe continuidade. Os princípios, objectivos e métodos do Escutismo, inicialmente concebido para o Ramo "Escuteiro", encontram nele a sua expressão perfeita.

Colocando-se à altura do rapaz e da rapariga, o Escutismo propõe-lhes a vivência numa sociedade à sua medida (patrulha), objectivos acessíveis, um método apropriado (o jogo) e actividades de acordo com os seus gostos (aventura).

Alguns aspectos fundamentais das Guias e dos Escuteiros:

 

A Patrulha

 

 
A patrulha compreende entre 5 a 8 rapazes ou raparigas, geralmente de idades diferentes, de várias origens, eventualmente, a verdadeira imagem da sociedade. Cada um assume um "cargo" de acordo com a sua idade e as suas aptidões, como uma mini sociedade. Os mais velhos ajudam os mais jovens.
O Sistema de Patrulhas, uma inovação engenhosa de Baden-Powell, é o método fundamental do Escutismo. Tendo como motor o interesse, a acção, a responsabilidade, associa intimamente a educação pessoal com a educação da comunidade e "coloca os jovens em condições de se encarregarem da sua própria formação" (BP).
Cada escuteiro tem na patrulha uma responsabilidade pela qual se forma; ele também participa, dentro do Conselho de Patrulha, no bom funcionamento da Patrulha.

 

O acampamento

 

 
O acampamento é a actividade mais importante dos Escuteiros e das Guias. É onde a vida escutista e o Sistema de Patrulhas encontram a sua plena realização. Além disso, o Acampamento de Verão deve ser o culminar, o ponto alto de todas as actividades do ano.

 

O jogo

 

 
O propósito de Baden-Powell: "Escutismo é um jogo cheio de animação", aplica-se sem reservas aos Escuteiros e às Guias. Mas não há jogo sem regra. A Lei do Escuteiro, que é uma lei de vida, é também a lei geral de todos os jogos, completada por regras específicas. E é a adesão livremente consensual de regras e da lei que lhes dá substância, que tem valor educativo, enquanto eles se divertem, cheios de desafios físicos e mentais.